Início > Empreendedorismo > Plano de Negócios

Plano de Negócios

Hoje vou explicar para todos o que é um Plano de Negócios, por comodidade, vou utilizar as siglas PN para referenciar ao Plano de Negócios, vamos lá.

O PN é um documento que o empreendedor formalizará os estudos a respeito do que é ou o que pretende ser a empresa que se deseja criar.
Este documento responde a pergunta: “O que é a sua empresa?” de forma que não induza a diferentes respostas dependendo de para quem era feita: bancos, fornecedores, clientes, sócios, investidores, etc…

Em detalhes, um PN descreve a forma de pensar sobre o futuro do negócio, para onde ir, como ir e o que fazer, descreve o motivo da existência da OPORTUNIDADE de negócio.

O PN tem caráter dinâmico, ou seja, na medida que haja mudanças do cenário do mercado, da economida, tecnologia, devem ser feitas revisões no PN. Essas revisões variam de acordo com o tipo de negócio ou da situação do mercado, ou seja, é necessários fazer revisões em períodos menores ou maiores, em geral essa revisão pode ser feita semestralmente.

O PN não deve ser confundido com a empresa, ele não é o negócio, mas sim sua descrição.

O PN detalhe se o empreendimento tem grande potencial de sucesso, mas também pode demonstrar de que ele é inviável.

Você deve estar se perguntando por que fazer um PN, né? A taxa de mortalidade de novas empresas nos 3 (três) anos seguintes à sua criação é de 90% no Brasil pois alguns empreendedores são grandes técnicos mas alguns deles não conhecem o mercado, a gestão financeira ou administrativa, as leis ou o ambiente sócioeconômico. Para criar o plano de negócios, é necessário conhecer tudo isso!

Para a geração do PN é exigido idéias claras e que todos os envolvidos estejam de acordo!

Mas André, quem irá utilizar o PN?

A pessoa que mais utilizará o PN, é o próprio empreendedor, mas também será utilizado por sócios e empregados, órgãos governamentais de financiamento, bancos, capitalistas de riscos, grandes clientes e distribuidores, franqueados e sócios em potencial.

Agora que você já sabe o que é um PN, no próximo post irei explicar como vamos iniciar o nosso trabalho.

Atualização
Dando uma fuçada aqui na minha máquina, encontrei esse guia sobre como elaborar um Plano de Negócios elaborado pelo Sebrae que também será muito útil para nós.

Aguardo comentários e críticas de todos.
Forte abraço.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: