Início > Empreendedorismo > Cronograma

Cronograma

No post anterior, comentei sobre um teste que o novo empreendedor deve responder para saber se o mesmo já está pronto para iniciar a sua Empresa.
Se você deixou alguma resposta diferente de “a”, não desanime, eu também deixei e é por isso que estamos aqui, para responder cada uma delas e nos preparar para abrir nossa empresa.

Hoje, iremos criar um cronograma de atividades para nos guiar durante todo o processo de desenvolvimento do Plano de Negócios. Este cronograma está sendo baseado no esquema proposto pelo livro “O Segredo de Luísa” do autor Fernando Dolabela.

O cronograma de atividades proposto se resume nas seguintes atividades chaves:

  • Sumário Executivo (4)
    • Enunciado do projeto
    • Competência dos responsáveis
    • Os produtos e a tecnologia
    • O mercado potencial
    • Elementos de diferenciação
    • Previsão de vendas
    • Rentabilidade e projeções financeiras
    • Necessidades de financiamento
  • A Empresa (2)
    • Missão, visão e valores
    • Os objetivos da empresa
      • Situação planejada desejada
      • O foco
    • Estrutura organizacional e egal
      • Descrição legal
      • Estrutura funcional, diretoria, gerência e staff
    • Síntese das responsabilidades da equipe dirigente – currículos
    • Plano de operações
      • Administração
      • Comercial
      • Controle de qualidade
      • Sistema de gestão
    • As parcerias
  • Plano de Marketing (1)
    • Análise de mercado
      • O setor
      • O tamanho do mercado
      • Oportunidades e ameaças
      • Clientela
      • Segmentação
      • Concorrência
      • Fornecedores
    • Estratégia de marketing
      • Produto
      • Tecnologia, ciclo de vida
      • Vantagens competitivas
      • Planos de pesquisa & Desenvolvimento
      • Preço
      • Distribuição
      • Promoção e propaganda
      • Serviços ao cliente (venda e pós-venda)
      • Relacionamento com os clientes
  • Plano Financeiro (3)
    • Investimento inicial
    • Prejeção de resultados
    • Projeção de fluxo de caixa
    • Projeção do balanço
    • Ponto de equilíbrio
    • Análise de investimento
      • Tempo de retorno do investimento – Payback
      • Taxa interna de retorno
      • Valor atual líquido

Os números em parênteses determinam a priorização das atividades, ou seja, iremos iniciar nossas atividades com o Plano de Marketing.

Observação: Este cronograma pode ser alterado a qualquer momento, podendo ser adicionadas novas atividades ou excluída alguma.

Se alguém quiser sugerir alguma atividade não relacionada aqui, o comentário está aberto a todos!

Abraço a todos e bom trabalho.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: