Início > Empreendedorismo > Análise do Setor

Análise do Setor

Iniciando nosso Plano de Marketing, vamos analisar o setor da empresa, no meu caso, o agronegócio. A pergunta principal para nossa análise é:

Quais são as ameaças e oportunidades apresenta o setor em que a empresa vai atuar?

Nossa análise vai se dividir em 5 (cinco) aspectos:

  • Aspectos demográficos:
  • Referem-se às características gerais da população, como tamanho, concentração, composição etária, grau de escolaridade, sexo, profissão, estado civil, composição familiar etc. A maioria dessas informações é fornecida pelo IBGE.

  • Aspectos econômicos:
  • São da mais alta relevância, pois o estágio em que se encontra a economia influencia de maneira decisiva na permanência ou abertura de um novo negócio. Ex.: inflação, taxa de juros, Produto Interno Bruto (PIB) e distribuição de renda. Deve-se medir a sensibilidade do produto às variações econômicas. Os jornais e revistas constituem importante fonte de consulta.

  • Aspectos legais e políticos:
  • Dizem respeito à avaliação de políticas setoriais, aos incentivos específicos sobre MPME (micro, pequenas e médias empresas) e à observância de leis que regem o setor. Os negócios sob controle governamental podem ter as regras alteradas a qualquer momento e nem sempre atendem aos requisitos de competência e qualidade. Ex.: leis antitruste, leis ambientais, impostos, código do consumidor, etc.

  • Aspectos tecnológicos:
  • Determinadas mudanças tecnológicas podem afetar setores inteiros da economia. É importante avaliar se o novo empreendimento é mais, ou menos, suscetível a influências da tecnologia.

  • Aspectos culturais:
  • Englobam fatores sociológicos, antropológicos, psicológicos, principios éticos e morais e tradições. É importante avaliar tais fatores, que podem afetar o novo negócios.

Com base em todos os aspectos citados acima, no quadro abaixo iremos apresentar uma análise resumida sobre as oportunidades e ameaças que o ambiente apresentava ao mercado agropecuário orgânico:

Oportunidades e Ameaças: Setor Rural
Aspectos Oportunidades Ameaças
Demográficos Crescimento da população mundial, aumento da necessidade de alimentos. Grande disperção da população, dificultando a distribuição.
Econômicos Aumento da renda e poder aquisitivo por parte da população, proporciando a busca de alimentos mais saúdaveis e aumento da linha de crédito para o setor rural. Concorrência de alimentos produzidos em outros países, incidência de altas taxas de juros encarecendo o crédito.
Legais e Políticos Criação do Imposto Único para setor rural (Simples Rural) e criação de incentivos fiscais para empresas produtoras de alimentos orgânicos. Alterações constantes de regulamentação da agricultura orgânica.
Tecnológicos Novas ferramentas de produção e gerenciamento com baixo custo. Alto custo de aquisição de tecnologias de ponta.
Culturais Valorização e expansão comercial de alimentos orgânicos no Brasil e no exterior. Expansão da população em busca de alimentos saudáveis. Conscientização ambiental por parte da população mundial. Exigência dos consumidores por alimentos de qualidade.

Realizada a nossa analise do setor, temos uma visão global do setor que estamos atuando.

Alguém gostaria de comentar sobre os pontos citados?
Eu gostaria de receber críticas e idéias sobre o assunto comentado. Alguém gostaria de me ajudar?

Forte abraço a todos.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: