Início > Finanças > Finanças Pessoais

Finanças Pessoais

No último post, iniciei uma nova categoria de finanças aqui no blog e é sobre este assunto que eu vou falar hoje. Vou falar um pouco sobre como organizo as minhas finanças.

Eu sou suspeito para falar sobre finanças, sou totalmente organizado quanto a isso, tenho uma planilha que lanço os meus gastos com tudo, desde o dinheiro dado ao rapaz que olha carro na rua!

Os lançamentos são dividios em duas categorias principais:
– Receitas: todo dinheiro que entra (salário, lucro de alguma aplicação financeira, 13º salário, etc…);
– Despesas: todo o dinheiro que sai da minha conta para pagar determinada conta ou algum “mimo”.

As depesas, são dividas em outras 4 (quatro) despesas:
– Despesas Fixas: aqui entra despesas que devem ser pagas todos os meses e o seu valor não muda. Ex.: pós-graduação, plano de saúde, academia, taxas do banco. Nessa divisão de despesa também entra despesas que são pagas anualmente, porém essas despesas são divididas por mês, depositados na poupança. Ex. Seguro do carro, IPVA, CRP, Licenciamento, Seguro Obrigatório.
– Despesas Variáveis: São despesas que devem ser pagas todo mês mas com um pouco de ajuste podem ser reduzidas. Ex.: Internet, Conta de Telefone, Celular, Combustível…
– Despesas: Adicionais: São despesas que não precisam ocorrer todo mês. Ex.: Balada, Roupa, Video-game.
– Despesas Extras: São despesas não planejadas. Ex.: Manutenção do carro, multas, remédios.

Cada despesa por sua vez, é divida em centros de custo. Ex.: Transporte, Alimentação, Transporte, Habitação, etc.

Para o controle mensal, planejo a receita e um valor fixo (aproximadamente 45% da receita) que será utilizado para os meus gastos e da minha namorada. Os gastos são distribuidos por centro de custo. O restante da receita, 55%, é investido (assunto para outro post).

Realizo os lançamentos aproximadamente 3 (três) vezes por semana, depois de lançar verifico se o dinheiro na carteira mais o dinheiro na conta bancária é realmente o valor que tenho de salto na planilha.

No meu relacionamento, tratamos o dinheiro dos dois como sendo do casal, ou seja, o que ela ganha (independente de ser mais ou menos) e o que eu ganho, é tratado como nosso e vamos gastando tento em vista o nosso planejamento.

E o que isso tem haver com a nossa Empresa?

Assim como é fundamental organizar nossas finanças, toda empresa precisa ter suas finanças organizadas, caso contrário, a falência é conseqüência da falta de organização.

E você? Como controla suas finanças ou a da sua Empresa?

Abraço a todos.

Categorias:Finanças
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

