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Concorrentes

Olá a todos, primeiramente gostaria de pedir desculpas pela falta de atualização, estive fora no feriado e depois que voltei precisei de um tempo para resolver alguns problemas pessoais.

Mas hoje vou dar continuidade ao nosso cronograma, hoje vou falar sobre a concorrência.

O que é um concorrente?
São empresas que atuam no mesmo ramo de atividade que você e que buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes.

Os concorrentes por sua vez, são dividos em dois tipos:
Concorrentes diretos: possuem um produto iguao ao seu, visando a mesma fatia de público que a sua empresa.
Concorrentes indiretos: são aquelas empresas que possuem produtos semelhantes, mas que acabam diminuindo a demanda pelo produto que você quer vender, ou seja, disputam o mesmo tipo de consumidor.

É muito importante conhecer os seus concorrentes, podendo identificar os seus pontos fortes e fracos, podendo utiliza-los como estratégia para atingir o mercado.

Sua pesquisa deve ser capaz de responder as seguintes perguntas:
– Sua empresa poderá competir com as outras que já estão há mais tempo no ramo?
– O que fará com que as pessoas deixem de ir aos concorrentes para comprar na sua empresa?
– Há espaço para todos, incluindo você? Se a resposta for sim, explique os motivos, caso contrário, quais mudanças devem ser feitas para você concorrer em igualdade com essas empresas?

Para criar nosso relatório, precisamos considerar algumas informações:
Concorrentes: relacionar os nomes dos concorrentes, da pessoa entrevistada e do cargo ocupado.
Características: fazer a relação das principais características de cada concorrente, como tempo de atuação no mercado, faturamento, porte, localização, principais mercados que atua, etc.
Pontos fortes: indetificar os fatos que ao seu ver, representam uma vantagem competitiva para cada um dos concorrentes.
Pontos fracos: identificar os pontos que você considera mais frágeis de cada concorrente.
Estratégia de marketing: são ações a serem implementadas de acordo com as análises dos pontos fortes e fracos de cada concorrente, permitindo o empreendedor a posicionar sua empresa de forma favorável no mercado.
Custos: estimar o montante de recurso necessário para implantar as estrtégias de marketing.
Benefícios: ao propor estratégias, o empreendedor deverá estabelecer a relação custo/benefício para a sua empresa.

A partir das informações acima, podemos regar nosso roteiro de entrevista.
Damos sempre prioridade a entrevistas pessoais, mas se for o caso, a entrevista pode ser realizada por telefone. O artificio para ser recebido, depende de cada caso e depende muito das habilidades do empreendedor.

Para visualizar nosso roteiro, clique aqui.

Você deve estar se perguntando: Quantos concorrentes pesquisar?
Pesquisei e não encontrei uma fórmula para saber quantos concorrentes considerar em uma pesquisa, se alguém conhecer, favor comentar. No meu caso em particular, é muito díficil e caro pesquisar todos os meus concorrentes, pois são muitos produtores rurais e empresas agrícolas, para facilitar, irei dividí-los da seguinte forma:
– Concorrentes diretos: empresas e produtores rurais que trabalham sob o sistema orgânico.
– Concorrentes indiretos: empresas e produtores rurais que trabalham sob o sistema convencional ou transgênico.

Lembre-se sempre que a concorrência deve ser vista como uma situação favorável. Bons concorrentes servem como parâmetro de comparação e de parceria, além de ser uma fonte de estímulo à melhoria.

Concluindo minha pesquisa, irei compartilhar com vocês todo o processo e dificuldades.

E você, já identificou os seus concorrentes? Quais estratégias está tomando para sobressair?

Forte abraço a todos.

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Categorias:Empreendedorismo
  1. GRZ
    24/10/2010 às 14:44

    Esse post retrata a Analise Swot.

    Bem legal.
    Parabéns.

  2. Germano
    30/05/2012 às 19:18

    Tenho concorrentes que estam a mais tempo no mercado do que eu. Apesar da minha empresa ter melhores preços e um bom ponto de venda. O que devo fazer para aumentar as vendas.

  3. 05/06/2015 às 0:17

    teu trabalho esta óptimo

  1. 28/09/2014 às 23:42

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