Início > Finanças > Investimentos

Investimentos

Dando sequência aos posts sobre finanças, hoje vou falar um pouco sobre investimentos.
Como citado no post anterior sobre finanças pessoais, comentei que aproximadamente 55% da minha receita mensal, é investida.

O que é investimento?
 Investir significa aplicar um determinado capital em algum meio que lhe proporcione o aumento deste capital.

Quais são as opções de investimentos?
 Existe inumeras maneiras de se investir, vou falar sobre investimento financeiro.
 Hoje no mercado, existem inumeras opções de investimentos financeiros, vou dividi-los na seguinte forma:
  – Renda fixa: são ativos cuja remuneração ou retorno de capital pode ser dimensionado no momento da aplicação. Os títulos de renda fixa são públicos ou privados, conferme a entidade ou empresa que os emite. Ex.: poupança, tesouro direto (títulos do governo), CDB, debêntures, etc.
  – Renda variável: são ativos cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, negociados nas bolsas de valores, de mercadorias e futuros. Ex.: ações da Petrobrás, Vale, ouro.

Hoje meus investimentos estão distribuidos como segue o gráfico abaixo:

Na renda fixa, tenho apenas dois investimentos:
 – Poupança: a velha e famosa caderneta de poupança que todos nós conhecemos.
 – Tesouro direto (títulos do governo): títulos de renda fixa emitidos pelo governo para saldar dívidas, investir no país, etc.

Na renda variável, meu portfólio é mostrado abaixo:

São ações visando o longo prazo. Meus critérios de seleção são baseados na análise técnica.

Preciso diversificar mais meus investimentos, principalmente minhas ações, estou fazendo isso aos poucos, estou dando prioridade ao meu fundo de emergência.

E vocês? Já investem? Como está dividido os seus investimentos?

Forte abraço a todos.

Categorias:Finanças
  1. 24/03/2011 às 13:48

    Gostei do seu portifólio. Só diminuiria as aplicações em poupança e investiria mais no tesouro direto ou CDB. Na renda variável sua posição não está ruim mas pode diversificar mais em papéis de segunda ou terceira linha bem fundamentados ou mesmo no índice das small caps.

    Abcs,

    • 24/03/2011 às 15:59

      Olá FI, tudo bem?
      Obrigado pelo comentário principalmente por me mostrar quanto tempo já não posto aqui no blog.
      Estou com algumas dificuldades e acho que vou falar sobre isso no post.

      Mas hoje meu portifólio não é esse mais. Hoje aumentei meus investimentos em fundos de índices (PIBB11, BOVA11 e SMAL11) estou com mais Tesouro Direto (precisando diversificar mais).

      Quanto a poupança, grande parte do dinheiro é referente ao dinheiro que guardo para pagar despesas anuais (ex. IPVA), 2 meses do Fundo de Emergência (4 mses estão em Tesouro Direto) ou planos de curtíssimo-prazo.

      Agradeço a atenção e fico devendo a você um post!

      Forte abraço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

